I Seminário NEMAS - 2016

Professora Gláucia Soares Barbosa fez
a abertura oficial do Seminário NEMAS


No dia 25 de outubro de 2016 o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde realizou o seu 1º Seminário na Faculdade de Educação da UEMG. Houve ampla participação dos discentes do curso de Pedagogia e pode através de sua programação diversa de atividades proporcionar momentos de muita aprendizagem.

O evento foi aberto oficialmente pelo prof. e diretor da FaE Lúcio Alves de Barros, que ressaltou a importância das atividades do NEMAS e o esforço por ele realizado em desenvolver o interesse pelas Ciências da Natureza.

A primeira atividade do evento foi uma mesa-redonda que debateu o "Fazer ciências com crianças: proposições e reflexões", com as professoras Cláudia Starling, da UFMG, Natália Almeida Ribeiro, doutoranda pela UFMG, e Silvânia Nascimento, Diretora de Divulgação Científica da PROEX-UFMG.

De acordo com a profa. Cláudia, o assunto é importante de ser debatido, porque assim a criança se insere nas práticas científicas a partir de um ensino investigativo, e o professor tem papel relevante no sentido de propiciar que as crianças em sala de aula argumentem, experimentem e construam evidências para que sejam investigadas.



Na parte da tarde o Seminário ofereceu a oficina: "Ensino de Ciências por Investigação: elaboração de práticas experimentais usando materiais laboratoriais alternativos", ministrada pelas professoras Eliane Aparecida de Souza Oliveira e Fernanda Aires Guedes Ferreira. A seguir, mostra-se fotos de encerramento da oficina mostrando exposição das estudantes de Pedagogia da FaE/UEMG.






Para fechar, o 1º Seminário NEMAS ofereceu uma oficina sobre "Educação Ambiental: da prática pedagógica a cidadania", ministrado pelas professoras Aline Yasko Marinho Suzuki e Gláucia Soares Barbosa.



Exposição de células em microscopia de luz

O Seminário ofereceu também a exposições de células em microscopia de luz, na sala 1201, onde todos os estudantes da FaE- UEMG puderam conhecer melhor o mundo celular.

Um exemplar de mosquito sendo observado pelas lentes do microscópio em exposição na sala 1201



Cartaz de divulgação do Seminário



Comissão Organizadora
Profa. Drª. Gláucia Soares Barbosa
Profa. Meª. Eliane Aparecida de Souza Oliveira 
Profa. Meª.  Aline Yasko Marinho Suzuki
Profa. Meª. Fernanda Aires Guedes Ferreira
Profa. Drª. Fernanda Nobre Amaral Villani