Professores


Prof. Me. Ely Roberto da Costa Maués
Coordenador do NEMAS
Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é professor efetivo na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e substituto no Departamento de Física da Universidade Federal de Ouro Preto(UFOP). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores e ensino de ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: conhecimento pedagógico de conteúdo, ensino por investigação, saber docente, identidade docente e ensino de ciências nas séries iniciais.


Prof. Drª. Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice - coordenadora do NEMAS - ano 2018
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Itaúna - UIT, doutorado em Educação e Mestrado em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e especialização em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Atualmente é professora na Faculdade de Educação (FaE) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e professora na Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro. É associada fundadora da Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica – AMPIC. É coordenadora geral da FEMIC - Feira Mineira de Iniciação Científica. Possui trabalhos relacionados às áreas de Ensino de Ciências, Divulgação científica e Identidade e Saber docente. 



Prof. Dr. Antonio Carlos Vassalo Alves
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7109202892361897
Graduado em Ciências Biológicas, mestre em Bioquímica e Imunologia, doutor em Ciências Biológicas-Fisiologia e Farmacologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e pós-doutor em Bioengenharia pela Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais. Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais, pesquisador científico-tecnológico nas áreas de conhecimento das ciências biológicas e áreas afins. Experiência em gestão pública na área de ensino superior. Tem experiência nas áreas de purificação de proteínas, enzimologia, caracterização de moléculas, malacologia, especificamente caramujo Biomphalaria glabrata e bivalvo mexilhão dourado. Em técnicas e equipamentos, tem experiência em cromatografia, eletroforese, espectrofotometria, microscopia (ótica, força atômica, eletrônica de transmissão e de varredura), calorimetria diferencial de varredura.



Prof. Drª. Fernanda Nobre Amaral Villani
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1752799539045943
Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas pela UFMG, Mestrado e Doutorado em Biologia Celular também pela UFMG. Possui trabalhos relacionados às áreas de Biologia Celular, Patologia Geral e Virologia, com ênfase em Imunologia. Desenvolve projetos relacionados à resposta imune antiviral, como pós-doutoranda no Laboratório de Vírus da UFMG em parceria com o Laboratório de Imunologia Celular e Molecular do Centro de Pesquisas René Rachou/FIOCRUZ-MG. Possui experiência docente em graduação e pós-graduação, lecionando disciplinas das áreas de Morfologia (Citologia, Histologia e Embriologia), Imunologia, Parasitologia e Patologia, como também disciplinas na área de Educação, como Prática de Ensino e Educação e Saúde. Atualmente é professora da Faculdade de Educação e do Campus Ibirité da Universidade do Estado de Minas Gerais.


Prof. Drª. Gláucia Soares Barbosa
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3882951880005142
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa em 2005. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2008 e Doutorado em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da UNICAMP em 2015. Integrante do Grupo de Pesquisa FORMAR-ciências da FE/Unicamp. Professora Formadora do curso de especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social da UFMG na modalidade a distância. Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação, Meio Ambiente e Saúde da FAE/UEMG. Professora conteudista do Curso de Pedagogia a distância da FAE/UEMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental e Metodologias e Técnicas de Ensino.


Prof. Dr. Marcelo Diniz Monteiro de Barros
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1997), especialização em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), mestrado em Zoologia de Vertebrados pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006) e Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz (2014). Trabalha, como Professor Adjunto IV, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, associado ao Departamento de Ciências Biológicas. Nesta instituição é Coordenador do curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia e Professor do curso de Especialização em Microbiologia; é Coordenador de Área do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), unidade Betim. Participa como Pesquisador do Grupo de Pesquisa intitulado (Ciência, Arte, Saúde e Alegria: Cultura e Desenvolvimento) do Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz. Trabalha na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), como Professor Nível IV, Grau A.


Prof. Dr.ª Maria Auxiliadora Miguel Jacob
Graduada em Zootecnia e Pedagogia. Doutora em Entomologia, pela Universidade Federal de Lavras. Especialização em: i) BIOLOGIA; ii) ECOTURISMO E INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL; iii) EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Atuação profissional: a) Professora b) Coordenadora técnico pedagógica no pólo presencial da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), em Lavras, MG; c) Professora formadora da disciplina seminários temáticos, curso: PEDAGOGIA (graduação), Modalidade a distância EaD, no Centro de Educação a Distância da UFLA. d) tutora a distância do curso de Pós-Graduação, latu sensu, Educação Ambiental pela Universidade aberta do Brasil, UAB UFLA- Lavras MG; e) conselheira do Comitê de Bacias Hidrográficas do Alto Rio Grande, CBH/GD1.